Mature boss looking at young manager with smile while listening to her explanations of report details

Por que minha empresa precisa de um contador? 5 motivos para você entender

O contador é uma peça chave na estratégia de qualquer empresa.

Pequenos empresários, muitas vezes, acreditam que não precisam de um contador. Você já deve ter se perguntado o motivo de contratar alguém para fazer o serviço contábil se você consegue dar conta de tudo.

É aí que muitos se enganam. O contador é necessário desde a abertura de uma empresa. Além de se tornar regular, você otimiza tempo e terá uma melhor gestão.

1- Mais foco no seu trabalho principal

Contratar um especialista para um assunto tão burocrático vai te poupar tempo e disposição para que você desempenha a função que deve na empresa. 

Empresários de pequenos negócios precisam, muitas vezes, poupar qualquer recurso possível e fazer o trabalho de outros profissionais. Mas a contabilidade demanda muito tempo e estudo. Um contador vai otimizar tanto o seu tempo quanto o seu tempo quanto a qualidade do seu trabalho. 

2- Uma empresa regular

Alguns órgãos exigem que as empresas tenham contadores desde a sua abertura para serem consideradas legais e regulares. Além disso, o contador irá agilizar todos os processos burocráticos em relação a impostos, contratos, documentos, funcionários e demais operações.

Ter alguém especialista que fique atento às demandas e mudanças da legislação auxilia para que a sua empresa continue funcionando de forma legal.

Muitos contadores – mesmo autônomos – têm suporte de equipes jurídicas e administrativas. Isso também auxilia a ter registros para proteger os sócios da empresa de quaisquer questões judiciais.

3- Gestão estratégica

Muitas empresas preferem investir em estratégias de marketing para seus crescimentos. O marketing pode atrair novos clientes e consumidores, mas não se mostra eficaz se não houver uma estratégia financeira. Mesmo com todo o marketing disponível, o controle de orçamento é necessário para o crescimento do negócio.

O contador se mantém atento a toda movimentação monetária da empresa. Ele registra fluxo de caixa, controle de estoque, folhas de pagamento, tudo que envolve o financeiro do seu negócio. 

O profissional, por estar por dentro das movimentações, pode indicar estratégias para que sua empresa cresça e faça melhor uso dos recursos financeiros. Um olhar de especialista só agrega ainda mais nos planos de negócio.

Indicações de investimentos de acordo com o seu nicho, onde recursos podem ser aplicados ou poupados. Aspectos que alguém de fora com o conhecimento necessário pode opinar. 

4- Facilita obter crédito no banco

Ter registros e informações detalhadas a respeito da contabilidade de sua empresa favorece em momentos de solicitação de crédito a alguma instituição financeira. 

Os bancos se limitam a pedir uma declaração de faturamento aos correntistas PJ. Essa informação não fornece todos os dados com exatidão. Por isso, o crédito que é disponibilizado apenas com esse documento, na maioria das vezes, é insatisfatório para as necessidades de uma empresa.

Já com um corretor, é possível que a empresa tenha demonstrativos contábeis, que são muito mais precisos e apresentam ao banco diversas informações relevantes. A instituição financeira tem uma visão mais ampla sobre suas operações e o risco de crédito. Sendo assim, o crédito disponibilizado pode ser muito mais coerente com as necessidades de seu negócio. 

5- Balanço patrimonial

Um contador é apto para realizar um balanço patrimonial, que relaciona todos os bens e direitos de um negócio. Esse levantamento é feito para saber sobre a situação financeira da empresa em questão.

Pode ser extremamente necessário ao procurar novos investidores. Você terá dados precisos de quanto vale a sua empresa e quais são as áreas ou operações que precisam de recursos investidos.

Está procurando um contador? Baixe o aplicativo da Trampa! Lá, você busca de acordo com a sua demanda e paga por hora trabalhada. O contato e a contratação são feitos inteiramente pelo app. Rápido, fácil e sem burocracias.

O aplicativo está disponível para Android e iOS.