aplicativo-para-restaurante-gestao-de-freelas

Como o Filó Restaurante reduziu o tempo gasto com busca e seleção de Freelas com a Trampa

Nosso propósito é fazer a diferença na sociedade,  redefinindo a forma de se trabalhar. 

A Trampa é uma plataforma que conecta freelas com  jobs. Usamos a geolocalização, o que facilita o encontro  das duas pontas: a demanda e a mão de obra. Muitas  vezes, o profissional autônomo não tem noção que existe  um trampo bem próximo a ele, que poderá gerar uma  renda extra. 

Fazemos tudo de forma que não gere o vínculo  empregatício entre o profissional e o solicitante do job.  São serviços esporádicos. Todo o contato é feito através  de nosso aplicativo 

Hoje a Trampa disponibiliza um serviço para facilitar –  e muito – o alocamento dos freelancers e as questões  fiscais.

O que é  a Trampa? 

Primeiramente, vamos explicar um pouco da Trampa.  Através de uma visão sobre o desemprego e a dificuldade  de encontrar maneiras de obter renda extra, os fundadores  da Trampa notaram que poderiam fazer a diferença. 

Há uma demanda para que profissionais de diversas áreas  possam encontrar serviços esporádicos. Não um emprego  CLT, mas algo que dê mais flexibilidade e complemente a  renda familiar. 

Contudo, não se tem o job apenas com o profissional.  Precisa existir uma necessidade do serviço a ser  prestado. Então, pensamos em empresas ou pessoas que  precisassem de algum freela. 

Iniciamos nossas pesquisas e o esboço da Trampa foi  nascendo. Algo que sempre esteve conosco foi oferecer  um local de conexão com taxas justas pela intermediação,  mas de apenas uma ponta.  

Entendemos que o profissional que oferece seus serviços  sob demanda já está buscando formas de aumentar a sua  renda. Por isso, não seria justo cobrá-lo para encontrar um  job. 

Nosso objetivo é inovar para contribuir com a diminuição  do desemprego e desigualdade social no Brasil.  

Então, a plataforma Trampa foi criada. Inteiramente  desenvolvida para facilitar o contato entre empresas,  gestores ou até pessoas que têm uma demanda com  freelancers disponíveis. 

Uma das perspectivas que temos é a de formas de  trabalhos e remunerações. Nossa plataforma usa a  tecnologia para tentar suprir necessidades do trabalhador  brasileiro, se tornando uma alternativa da tradicional  maneira de contratação.  

Por essa visão, acreditamos que há uma migração dos  sistemas de contratação para algo sob demanda com  remuneração por hora. Sendo assim, pela Trampa, o freela  recebe apenas pelas horas trabalhadas. 

Para um estabelecimento, a contratação de freelas se  torna algo viável, pois não tem diversas taxas abusivas.  Paga pelo serviço feito, assim, consegue controlar melhor  seus custos.

Outro diferencial da Trampa é a geolocalização.  Através do GPS, a pessoa pode descobrir  diversos trampos que estavam mais perto do que  imaginavam.  

A missão inicial foi facilitar essa conexão entre  estabelecimentos ou pessoas com demandas e  freelancers. Mas, em contato com gestores de  restaurantes e bares, vimos que todo o processo  envolvendo os profissionais esporádicos pode ter  mais ramificações do que somente o contato.

Quais as vantagens para Bares e Restaurantes? 

Bares e restaurantes têm demandas diferentes de acordo  com o período do ano, mês e semana. O movimento de  dezembro, por exemplo, não é igual ao de agosto. Assim  como, raramente, terça-feira e sábado têm saídas de  pratos ou drinks equivalentes. 

Dessa forma, é difícil estabelecer uma equipe fixa para as  diferentes demandas. Um estabelecimento que registra  funcionários a mais, provavelmente tem gastos a mais.  O dinheiro de uma equipe fixa desnecessariamente  maior poderia ser investido em infraestrutura do próprio  negócio.  

aplicativo-para-restaurante-bar-gestao-de-freelas-trampa

Já com funcionários a menos – sem os freelancers –  pode ser que não consigam dar conta dos pedidos em  determinados dias. Os auxiliares podem ser insuficientes  

para produzir tudo de todas as praças, assim como os  garçons podem não servir bem todas as mesas. Até a  parte da limpeza pode ter falhas. 

Por isso, uma solução viável é ter uma equipe fixa  que dê conta dos movimentos mais leves e encontrar  freelancers para os movimentos mais pesados. A  Trampa é a plataforma ideal para isso. Temos auxiliares  de cozinha, pessoas para o salão, hostess, auxiliares  de limpeza ou demais profissionais que um bar e  restaurante necessitam. 

 Agora, temos um diferencial para Bares e Restaurantes:  o serviço de gestão de freelas. 

Como se iniciou e como funciona a gestão de freelas para Bares e Restaurantes?

Notamos certas dificuldades dos restaurantes e bares  para administrar todo o fluxo de funcionários fixos,  colaboradores esporádicos, o fluxo de caixa e outras  demandas que a rotina dos estabelecimentos tem.  Entendemos que se torna complicado para que o gestor  do lugar pare tudo o que está fazendo para buscar por  freelas. Principalmente para negócios que demandam  mais de um trabalhador independente.  

Percebemos que recibos eram incomuns ao pagar  os freelas. Para ficar mais organizado, e não haver  inconsistências no controle de fluxo de caixa, realizamos  a parte financeira de pagar o colaborador e emitir um  recibo pelo trabalho feito.  

Neste serviço de gestão, toda a intermediação entre o  freela e o trampo é feita pela Trampa.

Filó Restaurante + Trampa 

O case Filó foi um sucesso para nós, da Trampa,  assim como para o grupo FTR. Sabíamos a teoria  do que tínhamos que fazer, mas a chance que o  Filó nos deu foi de praticar a integração entre a  intermediação de trampos com a gestão de freelas. 

aplicativo-para-restaurante-gestao-de-freelas-trampa

Veja o depoimento de um dos sócios e gestor do Grupo FTR: 

“ Nós somos um cliente Trampa. Nós usamos a Trampa como  plataforma para todos os nossos freelancers, e para a gente é  um baita benefício, porque é uma empresa que cuida de todo  esse processo informal para a gente. Toma conta não só de  apresentar freelas para a gente através da plataforma deles,  como conseguir gerir os freelas que a gente já tinha antes de  conhecê-los. Eu acho que eles fazem um processo super legal  que tem nos ajudado muito. Principalmente nesses tempos  de pandemia, onde cada semana você não sabe o número de  funcionários que você precisa ter para conseguir trabalhar. Eu só tenho elogios a esses caras. Eles são muito bons.

Tomer Gelberg – Fundador do Filó Restaurante

Agora, vamos explicar um pouco sobre o estabelecimento.  O Filó é um Restaurante e Bar de cozinha mediterrânea,  localizado no bairro Pinheiros, em São Paulo. Funcionam  todos os dias no horário do almoço. De terça a sábado  funciona até as 23h.  

Apenas pelos horários, é possível notar que o movimento  é diferente dependendo do dia da semana. Ter a mesma quantidade de funcionários todos os dias é algo complicado. É necessário ter um quadro fixo de  funcionários, mas certos dias demandam mais mão de  obra que outros

Em dias mais movimentados, como finais de semana,  era necessário chamar alguns profissionais extras para  dar conta de todo o atendimento. Cada colaborador  esporádico era procurado individualmente, e tudo era  tratado separadamente. 

Os gestores do Filó passaram a usar a plataforma da  Trampa para encontrarem profissionais extras para dias  que a demanda era maior. Contudo, algumas vezes, era  necessário mais de um profissional, e o tempo gasto entre  a procura e o acordo fazia com que desviassem de suas  funções no estabelecimento.

Observando tudo isso, e unindo alguns problemas  em relação à procura, organização e justificação do  pagamento dos freelancers, desenvolvemos essa nova  forma de gestão voltada à bares e restaurantes. O  restaurante e bar Filó foi o pioneiro dessa nova forma da  Trampa de organizar os freelas.  

A Trampa, visando facilitar todo o processo que envolve  desde a procura até o pagamento, pensou em uma forma  que fosse mais organizada e justificável no fluxo de caixa.  Assumimos a gestão dos freelas. Toda a intermediação  passou a ser nossa responsabilidade. De acordo com  o que foi passado de cada trampo, destinamos os  profissionais à função necessária. Depois do trabalho,  realizamos o pagamento, emitimos um recibo e  disponibilizamos todos os dados ao nosso cliente, o Filó.  

Hoje, lidamos com mais estabelecimentos do mesmo  grupo FTR. O Filó foi um piloto que nos abriu os olhos  e algumas portas. Iniciamos o projeto com o grupo de  restaurantes e bares, na segunda semana de janeiro de  

2021, com 14 trampos. Na semana seguinte, já tínhamos  em nossa cadeia de gestão 24 trampos, e fechamos o  mês com 372 horas trabalhadas.  

Estamos em um momento delicado, especialmente  para bares e restaurantes, que não podem atender os  clientes no salão e precisam adequar as experiências  de seus estabelecimentos para o delivery. Mesmo na  fase vermelha, de extrema restrição em São Paulo,  tivemos uma demanda de trampos para os colaboradores  independentes.

Esperamos que, logo, todos consigam voltar a atender com  segurança. Quando for possível a Trampa está preparada  para realizar a gestão dos trampos que você tem e dos  colaboradores sob demanda.  

Importante frisar que o serviço não é apenas para esse  setor. Temos profissionais das mais diversas áreas. Você  pode encontrar um freela para atuar em segmentos como  hotelaria, academias, supermercados, dentre outros  segmentos que precisem de suporte em casos de oscilação  de demanda por conta de sazonalidade, absenteísmo ou  mesmo períodos de maior ou menor movimento.