Cute girl studying on the computer at home

Como montar um plano de estudos efetivo

“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços repetidos dia a dia”.

Robert Collier

Seja para passar de ano ou para prestar um concurso, os estudantes têm que ter uma organização nos estudos. São diversas matérias para aprender, e tudo precisa de calma. Não adianta tentar estudar todo o conteúdo em poucos dias, um planejamento é necessário.

Durante a pandemia, muitas pessoas perderam a performance nos estudos por não conseguirem se organizar. É necessário ter disciplina para estudar sozinho.

Por isso, preparamos um passo a passo completo para que você tenha uma rotina de estudos eficaz.

Antes de tudo, entenda que cada pessoa funciona de uma forma, aprende em um ritmo. Você não precisa se forçar no tempo de outro indivíduo. Respeite o ritmo de seu aprendizado.

1-  Analise a sua rotina pessoal

Primeiramente, é preciso saber quais os horários disponíveis para que você estude. Você trabalha? Desempenha funções na sua casa? Cuida de alguém? Quais são as suas atividades e qual o tempo que elas ocupam?

É importante saber, além do horário útil, qual momento do dia você tem mais concentração. Provavelmente é melhor concentrar maior parte do seu tempo de estudo nesse período específico. Se você é uma pessoa matutina, por exemplo, tente encontrar horários de manhã que possa estudar. 

2- Faça um cronograma

Você precisa fazer uma lista de todo o conteúdo que vai precisar estudar. Se for para escola ou faculdade, é interessante ver com cada professor o plano de ensino. Caso seja para uma prova específica, como o ENEM, vestibulares ou concursos, entre no edital e saiba quais os assuntos mencionados.

Distribua as matérias em tópicos e faça um calendário incluindo cada um deles. Neste momento, faça da forma que você se sente mais seguro. Pode fazer a mão, em uma agenda ou planner, utilizar serviços da internet, como o calendário do Google. Fica a seu critério a forma que vai conseguir acompanhar regularmente e marcar o que já foi feito.

Você pode incluir atividades para fixar o conteúdo, como provas, atividades e simulados.

Uma dica é intercalar as matérias que você tem muita afinidade com as que você possui dificuldades. Dessa forma, não fica tão massiva a rotina de estudos.

Inclua no cronograma pausas programadas. Você não vai conseguir passar 6 horas inteiras com concentração para estudar. Planeje pausas para usar o banheiro, comer, esticar as pernas etc.

3- Separe um tempo para revisões

Dentro do seu cronograma, deixe alguns períodos para revisões de conteúdo. Isso faz com que as revisões sejam planejadas, não encaixadas no horário, e você avalia se está realmente absorvendo o conteúdo estudado.

4-  Estabeleça metas

Seus objetivos de estudo devem ser claros e viáveis. Não adianta se forçar a coisas que são humanamente impossíveis. Trace metas de acordo com o seu desempenho. Você pode estudar um pouco de cada conteúdo que precisa e entender a sua velocidade em cada um. 

A partir desse entendimento, estabeleça objetivos e metas diárias, semanais, quinzenais e mensais. Se não estiver conseguindo batê-las, repense-as e mude de estratégia.

5- Tenha um lugar calmo para estudar

Para se manter uma rotina de estudos, é necessário que você tenha acesso a um local calmo, sem distrações e com acesso a internet (para possíveis pesquisas e consultas). Evite estudar no sofá da sala de casa, você precisa ficar de maneira confortável e que não agrida a sua coluna a longo prazo. É importante ter uma mesa disponível.

É necessário silêncio, iluminação e que seja um local arejado.

Muitas pessoas procuram por bibliotecas e cafeterias. Caso você não possua um ambiente tão adequado em casa, pode ser uma opção. 

6- Estude sempre no mesmo horário

O estudo precisa ser um hábito. Se você se acostumar a passar as mesmas horas todos os dias fazendo a mesma coisa – no caso, estudando – o seu corpo vai aprender que aquele horário é de concentração. Com o tempo, vai ficando mais fácil de estudar, pois o seu cérebro entende que aquele momento é de realizar atividades e absorver o aprendizado. 

Além disso, ter um horário pré-estabelecido, auxilia no cronograma. Saber que diariamente de tal a tal hora você está disponível exclusivamente para os estudos, é uma forma de deixar a sua organização mais precisa.

7- Separe todo o material necessário antes do momento de estudo

Para evitar distrações, prepare um material de estudo antes de sentar para estudar. Leve consigo tudo que será necessário para aprender o conteúdo do dia. Caso tenha algum material online, já o deixe de forma que você não precise abrir outros aplicativos ou sites antes de acessá-lo.

Se possível, deixe por perto até água e lanches. Existem momentos de pausa e momentos de estudo. O momento de tomar água não deve ser apenas durante as pausas, mas também não pode ser uma desculpa para você se distrair e verificar as redes sociais, por exemplo.

8- Comemore as pequenas vitórias

Cada meta batida merece reconhecimento. Pode parecer um objetivo pequeno, mas deve ser comemorado. Isso gera mais motivação a cada passo dado.

Principalmente as metas das matérias em que você tem dificuldade. Facilita em perceber que, o que você achava que era um bicho de sete cabeças foi superado.

9- Cuide da sua saúde

Muitos estudantes focam tanto no aprendizado que se sobrecarregam e se esquecem de se cuidarem. É muito importante para o funcionamento do cérebro que você coma adequadamente, ingira água e fibras, tenha boas noites de sono e, se possível, realize alguma atividade física.

É importante, também, ter cuidado com a saúde mental. Escola, faculdade, vestibulares, concursos tem a sua cota de pressão psicológica. Por isso, faça pausas para aliviar isso e, se necessário, busque ajuda profissional.

10 – Tente diversificar os métodos de estudo

Diversifique a forma que você tem acesso ao conteúdo. Procure estudar através de livros, vídeos, podcasts etc. Com a internet, você encontra materiais de estudo das mais variadas formas.

Isso ajuda com que a sua rotina se torne mais dinâmica e interessante. Também é interessante para entender qual o melhor jeito de você absorver o conteúdo. 

Cada pessoa é única e estuda de uma forma. Tem gente que se dá melhor apenas ouvindo, outros precisam anotar. Encontre o seu jeito variando as formas.

11 – Não hesite em buscar ajuda profissional

Você pode precisar de tutoria ou monitoria para algumas matérias. É muito mais fácil estudar com alguém que entende do assunto te assistindo e indicando conteúdos. 

Não precisa ficar com vergonha por ter dificuldade em algum conteúdo ou até em todos eles. Lembre-se que ninguém nasce sabendo tudo. Uma hora ou outra, todos precisam de ajuda. 

Primeiro, você pode recorrer a um colega. Mas, se quer uma explicação com autoridade, fale com profissionais. Na internet, existem diversos tutores e monitores com as mais variadas abordagens possíveis. 

Se quiser, podemos te ajudar! A Trampa é uma empresa que conecta quem quer contratar com quem quer trabalhar. No caso, alunos e tutores. Você pode encontrar um professor particular ou monitor de diversas matérias. Todo o contato inicial e contratação é feito pelo nosso aplicativo. É fácil, rápido e sem burocracias! Você encontra o professor da maneira que precisa e paga por hora de aula.

Baixe o aplicativo da Trampa!