chef cook with tablet pc at restaurant kitchen

Como a tecnologia pode ajudar os processos e gestão de restaurantes

Uma tendência que tem aparecido em todos os tipos de negócios – e até residências – é a automação de processos e gestão. Isso se deve pela quantidade de tecnologias que estão surgindo e acabam proporcionando facilidades.

Parece um grande clichê dizer que o mundo está mais digital, os clientes exigem mais rapidez e a tecnologia está no cenário para auxiliar tudo isso. Softwares, programas e plataformas de todos os setores possíveis estão em constante desenvolvimento. Existem diversas opções para restaurantes para melhorar desde o planejamento e gestão até os processos do cotidiano da cozinha.

Por que implementar tecnologias em um restaurante?

O uso de tecnologias funcionais pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Provavelmente, os principais são maior controle da gestão financeira, maior produtividade, melhora na administração do estoque. 

  • Produtividade: informatizar o restaurante pode aumentar a produtividade de sua equipe devido a agilidade. Por exemplo, se as comandas passam a ser digitais, os garçons ganham o tempo que levavam indo constantemente à cozinha para levar o pedido. Isso influencia, também, no gasto de papel. O menor uso de papéis pode ser uma economia para o seu restaurante e para o meio ambiente.
  • Organização: muitos softwares proporcionam a melhor organização financeira e do estoque de restaurantes. Ambas questões possuem muitos detalhes que podem ser esquecidos. Por exemplo, o estoque necessita de uma atenção para a data de validade dos insumos, a quantidade de cada coisa, os números de estoque mínimo, a cotação dos fornecedores etc. A utilização de programas voltados à gestão faz com que os erros humanos sejam reduzidos. Com tais tecnologias,você pode otimizar muito mais o tempo de sua equipe, o uso dos insumos e o orçamento.
  • Padronização: sem tecnologia pode ser que os procedimentos referentes à gestão não sejam feitos de forma padrão. A pessoa que realiza a compra e venda ou até mesmo o atendimento ao cliente pode desempenhar o ofício de maneiras diferentes. Com soluções de tecnologia, há uma constância no processo. A padronização gera, na maioria das vezes, qualidade. Isso acaba aparecendo para o seu cliente.
  • Credibilidade: as tecnologias podem aumentar a credibilidade do seu restaurante com seus consumidores. Clientes que buscam por restaurantes – seja por delivery ou para consumo no local – visam qualidade e praticidade. A credibilidade vem quando percebem que o restaurante está oferecendo soluções para esse conforto e procura sempre melhorar com o que há disponível no mercado.
  • Segurança: a organização que as soluções digitais de gestão causa já gera certa segurança. Uma organização bem feita de todos os dados em um software, por exemplo, faz com que a segurança das informações do seu negócio estejam todas em um só local. Esses sistemas para gestão também, na maioria das vezes, têm acesso restrito. Apenas os envolvidos em questão de balanço, compra e venda e assuntos assim têm a permissão para encontrar tais informações.
  • Tomada de decisões: com todas as informações de gestão disponíveis em um sistema, fica mais fácil tomar decisões assertivas sobre o negócio. Os dados principais, geralmente, se encontram em relatórios e podem ser utilizados para implementar estratégias melhores para o funcionamento do restaurante.

Plataformas que podem auxiliar restaurantes e bares

Aplicativos de entrega

Talvez, hoje em dia, esse seja o básico. Principalmente pelo momento que nos encontramos, os aplicativos de entrega estão sendo essenciais para muitos restaurantes. Eles otimizam o atendimento ao cliente durante o pedido e oferecem diversas maneiras de pagamento. 

Gestão de pedidos

É um pouco diferente dos apps de entrega, mas se relaciona com essa solução. Hoje, os pedidos vêm de vários canais possíveis. Whatsapp, diferentes aplicativos de entrega, telefone, etc. Ter um controle de tudo ao mesmo tempo pode ser um desafio. 

Todavia, existem plataformas que fazem a integração de todos esses canais e possibilitam que os pedidos sigam diretamente à cozinha. Alguns softwares trabalham com monitores ou tablets posicionados na cozinha. O pedido vai direto para a equipe da cozinha, que verificam e finalizam. Isso também contribui para a economia de papel.

Softwares de gestão de estoque

O gerenciamento de alimentos e bebidas que um restaurante possui pode ser trabalhoso. É necessário ter noção do estoque mínimo de todos os itens, de acordo com a saída de todas as produções do cardápio. 

É uma tarefa trabalhosa, principalmente se feita a mão. O uso de softwares específicos para isso auxiliam na redução de erros humanos. É importante alinhar todas as fichas técnicas para que o programa fique o mais exato possível.

Assim, o funcionário que realizava a gestão de estoque ganha mais tempo para desempenhar outras funções de seu cargo. Além disso, o relatório financeiro pode ficar mais controlado.

Softwares para gestão financeira

Assim como o estoque, a gestão financeira de um restaurante pode ser complicada e demandar bastante tempo. É necessário contabilizar os custos dos funcionários, alinhar todos os gastos com fornecedores – e estar atento a possíveis mudanças de valor, o que ocorre bastante com alimentos -, energia, aluguel, água… enfim, tudo que envolve os gastos e ganhos do restaurante.

Fazer isso de forma automatizada e digital permite uma noção maior e visão financeira a longo prazo do seu negócio. 

Saipos

Saipos é uma grande solução digital para a gestão de restaurantes. É um sistema inteligente para otimizar os processos de restaurantes e empreendimentos do ramo de alimentação.

– Integração com apps de delivery: é a integração mais completa do mercado. Unifica pedidos dos principais aplicativos de delivery, aplicativos e sites próprios e aplicativos de logística.

– Controle de estoque: essa função faz parte do Sistema Saipos para restaurantes. O gestor pode lançar, em tempo real, toda a movimentação do estoque. 

–  Site próprio: um dos benefícios do software Saipos é poder fazer o site do seu restaurante. Funciona mais ou menos como o iFood e pode fazer com que o estabelecimento aumente bastante as vendas.

Essas são algumas funções que a Saipos disponibiliza. Existem outras funções como: controle financeiro preciso, central de pedidos, monitor de pedidos KDS, impressão de comandas, comanda eletrônica, módulos de venda, gestão de garçons, controle de motoboys, gestão de loja e cardápio, gestão de clientes, otimização da gestão e redução de custos, suporte ao sistema.

São diversas soluções para facilitar o controle e a gestão do restaurante. Todas integradas em um só Sistema, agilizando e otimizando os processos do estabelecimento.

Trampa para Restaurantes

A Trampa é uma plataforma pensada para facilitar o encontro entre jobs e freelancers. Somos uma solução tecnológica voltada a negócios ou pessoas que têm uma variação de demanda. Para restaurantes, é uma grande facilitadora para encontrar profissionais disponíveis que supram demandas específicas, como dias mais movimentados, eventos etc.

Nosso aplicativo utiliza dados da geolocalização do usuário. Esse fator facilita para que o trabalhador esporádico encontre vagas próximas a ele. Um dos maiores benefícios da proximidade, tanto para o freelancer quanto para quem oferece a vaga, é a economia de tempo e dinheiro. 

Diversos profissionais podem ser encontrados através da Trampa. No contexto de bares e restaurantes, é possível encontrar garçons, garçonetes, hostess, auxiliares de cozinha, auxiliares de limpeza, chefs, entre outros que você possa necessitar. 

Preocupados com a segurança e qualidade nos serviços prestados, todos os cadastros são consultados e oferecemos treinamentos de capacitação e aperfeiçoamento constante à nossa base. 

Em 2021, acrescentamos ao nosso escopo um serviço especial para bares e restaurantes: a gestão de freelas. A Trampa fica responsável por fazer toda a intermediação entre o colaborador esporádico e o estabelecimento. 

Através de um briefing que o restaurante ou bar nos passa, direcionamos o freelancer para desempenhar a função durante o período exigido. Após o cadastro da vaga, garantimos a alocação de prestadores de serviço em até 48 horas.

Além disso, realizamos o recibo e organizamos o pagamento de cada um. É uma facilidade para que haja maior organização financeira e não tenha inconsistências no controle do fluxo de caixa dos estabelecimentos. O restaurante também tem acesso a uma parte da plataforma que dá todo o controle da gestão que está sendo feita. 

Independente de qual for a opção do restaurante, a integração de soluções tecnológicas é algo que pode impulsionar a produtividade e as vendas. Softwares específicos facilitam a gestão de estoque, financeira e todo o gerenciamento do negócio. Se precisar de uma plataforma para encontrar freelancers para os momentos de mais movimento, pode contar com a Trampa!

Baixe nosso aplicativo. Disponível para iOS e Android.

.