Young sporty woman is  lifting barbell with assistance and motivation of her personal trainer at the gym.

9 Dicas de Social Media para Personal Trainer

“Trabalho é uma logística de estoque pessoal com massa produtiva”

Eron de Souza Tavares

Estratégias de Social Media são necessárias nos dias de hoje. Não são exclusivas de uma área de atuação, diversos profissionais estão se tornando referência por expor seus trabalhos de forma pensada.

Personais Trainers trabalham muito com a imagem, mas não pode ser a única coisa que têm a oferecer. Desenvolver outros conteúdos em diversas plataformas pode ser essencial para o seu crescimento e reconhecimento. 

Por isso, preparamos 9 dicas especiais para que você se dê bem em Social Media. 

1- Tenha um perfil no Instagram

Parece óbvio, mas é necessário ser dito. Faça um perfil no Instagram, de preferência, profissional. As pessoas, hoje em dia, gostam de acompanhar o dia a dia do profissional, se sentirem mais próximas. Contudo, é necessário um distanciamento de certas opiniões pessoais em um perfil profissional.

O mais indicado é separar o pessoal do profissional. Poste sua rotina de treinos, alimentação e algumas curiosidades em seu perfil profissional. Mas deixe outros assuntos e opiniões para o pessoal. Quem te segue como Personal Trainer quer ver assuntos relacionados a uma vida saudável, não saber sua opinião política, religião etc.

2- Tenha uma página no Facebook

Apesar de algumas pessoas acharem que o Facebook é passado, a rede social ainda conta com milhões de usuários brasileiros. É uma forma de interagir com possíveis alunos. 

O Facebook tem formas de disponibilizar suas informações de trabalho de forma mais acessível do que outras redes sociais. Um diferencial dessa rede social é o espaço de avaliação. Muitos novos clientes verificam nota e reputação antes de contatar o profissional.

3-  Faça um blog 

Blogs são ideais para quem quer ser encontrado nas páginas de pesquisa. Ter conteúdos próprios a respeito de treinos, vida saudável, alimentação balanceada pode atrair a atenção de muitas pessoas, e fidelizar os que já estão com você.

Um blog é uma forma de se consolidar no mercado como referência. Você conseguirá ainda mais resultados se souber um pouco sobre SEO. Uma dica é estudar sobre o assunto e aplicar em seu blog.

4- Utilize o Whatsapp como ferramenta de trabalho

Apesar de estarmos acostumados a utilizar o Whatsapp apenas para conversas casuais, ele pode se tornar uma ferramenta de trabalho poderosa. O aplicativo pode se tornar mais do que um canal para tirar dúvidas de treino.

Você pode ter uma lista de transmissão com os seus alunos para mandar mensagens de motivação, seus posts com conteúdos interessantes etc. Além disso, é uma forma de você ficar mais próximo ao seu público, o entendendo melhor e atendendo as demandas que percebe. 

5- Tenha uma identidade visual

Para que você tenha uma imagem mais profissional, é interessante desenvolver uma identidade visual. Uma logo é um bom começo. Faz com que o seu conteúdo fique identificável.

Tente colocar a logo em seus posts e seguir com a mesma identidade em seu blog.

6- Produza conteúdos de qualidade

As redes sociais – principalmente o Instagram – são como vitrines do seu trabalho. É legal postar alguns shapes que você teve participação, mas você pode ir além. 

Produza conteúdos explicando exercícios, metodologias, dicas, curiosidades, indicações de material. Tudo isso gera interesse e engajamento nas suas redes.

Uma vez que você atraiu a atenção do público, pode manter se posicionando nas redes sociais e ter mais gente conhecendo o seu trabalho.

7- Use depoimentos de alunos

Para consolidar o seu trabalho, mostre depoimentos de alunos que você atende. Alguns feedbacks podem ser atrativos para que outras pessoas percebam como trata seus alunos e quais resultados eles têm. 

Muitas pessoas, quando buscam por profissionais da saúde, tentam encontrar indicações de quem já passou na mão do profissional. Reputação conta muito nessa busca.

Uma opção é pedir feedbacks periódicos dos treinos pela lista de transmissão do Whatsapp. Além de entender como seu aluno está, você pode receber diversos comentários sobre sua conduta profissional. 

Atenção: peça permissão ao dono do feedback antes de postar.

8- Tenha uma rede de parceiros

É interessante ter parcerias com outros profissionais que se relacionam com a sua área. Médicos, nutricionistas, atletas profissionais que possam auxiliar e dar embasamento no conteúdo que você produz.

Uma possibilidade é pedir para que eles façam e assinem alguma publicação periódica do seu perfil ou blog. Dessa forma, você gera conteúdo relevante e interessante para o seu público.

Você pode, por exemplo, abrir uma caixinha de perguntas nos stories, selecionar algumas relevantes e fazer uma live ou vídeos com o profissional em questão respondendo essas dúvidas.

9-  Utilize de anúncios pagos

Se você se empenha em gerar conteúdo interessante, pode ser interessante investir em anúncios pagos. Principalmente se estiver no começo de sua carreira, com poucos alunos e seguidores.

Impulsione as publicações relevantes, com informações. As pessoas vão te conhecer, primeiramente, por estar oferecendo um conteúdo de qualidade, relevante e gratuito. Pode gerar mais credibilidade e interesse.

Não ache que terá que desembolsar rios de dinheiro para isso. Você pode impulsionar de acordo com o seu orçamento. 

Bônus: App da Trampa

Você também pode baixar o aplicativo da Trampa. Somos uma empresa que conecta colaboradores com empregadores. Os serviços são buscados por demandas. A contratação é feita sem burocracias e você recebe por horas trabalhadas. 

É uma forma de novos alunos te encontrarem. O app está disponível para Android e iOS.