proffesor-particular-renda-app

5 passos para transformar aulas particulares em fonte de renda

Antigamente, era bem complicado encontrar tanto professores particulares quanto alunos que pudessem fazer esse tipo de aula. Era cansativo, menos acessível e tinha que ser presencial.

Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.” 

D. Pedro II

Antigamente, era bem complicado encontrar tanto professores particulares quanto alunos que pudessem fazer esse tipo de aula. Era cansativo, menos acessível e tinha que ser presencial.

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos professores foram afetados pela dificuldade em dar aulas. Não podendo encontrar seus alunos presencialmente, o online começou a entrar em cena.

Hoje, você pode encontrar diversas formas de fazer do seu conhecimento uma fonte de renda. Pode disponibilizá-lo como serviço e oferecer online. Você gera uma renda, não precisa sair de casa e trabalha com o que é qualificado. 

Caso opte por dar aulas presencialmente:

1 – Não largue o seu emprego fixo

Se você tem um emprego, mas deseja fazer com que as aulas particulares se tornem a sua principal – ou única – fonte de renda, primeiro necessita de uma certa estabilidade. 

Não basta apenas anunciar seus serviços, que dezenas de interessados aparecerão. Para que você consiga que suas aulas particulares te sustentem, é necessário prática, testes, e algumas adaptações. 

O mais seguro é ofertar aulas particulares em seus horários livres. Ao conseguir uma certa experiência, pode fazer de forma integral.

2 – Qualificação

Muitos alunos requerem qualificação acadêmica para que você seja escolhido como professor. Contudo, existem demandas pontuais, nas quais você precisa ter um certo conhecimento comprovado. 

Por exemplo, alguns empresários gostam de contratar professores particulares de línguas secundárias. Para isso, não é necessário um diploma de universidade, basta comprovar fluência no idioma desejado.

Busque por certificados referentes ao assunto que você deseja lecionar. Comprovações do seu domínio na matéria. 

3 –  Internet e equipamentos de qualidade

Considerando que a maioria das aulas particulares atualmente são via videochamada, é mais do que necessário que você tenha uma boa internet. Um computador adequado também se faz necessário.

Não adianta utilizar um equipamento que só trava ou uma conexão ruim. Você precisa estar devidamente equipado para que toda a aula transcorra sem falhas técnicas.

Claro que situações como quedas ocasionais de energia podem acontecer. Mas o mais indicado é você estar organizado e com todos os aparatos possíveis para que as aulas ocorram sem problemas.

Pode ser que você tenha que fazer um investimento inicial para isso. Mas, com certeza, deixará o seu trabalho com mais qualidade e, com o tempo, irá recompensar.

4 – Prepare suas aulas de forma diferente

Você precisa estar preparado com um programa de aulas. Você não pode apenas ter conversas sobre um assunto específico. É necessário ter embasamento e todo um cronograma que o aluno saberá o passo a passo que vai aprender.

Além disso, é importante ter em mente que cada aluno tem sua personalidade e gostos individuais. Diferente de aulas presenciais para turmas, que o assunto precisa ser passado de forma uniforme para diversos alunos, na aula particular o conteúdo pode ser totalmente moldado.

Tente fazer alguns modelos da mesma aula para que você esteja preparado e as apresente de acordo com o público.  

5 – Ingresse em plataformas confiáveis

Existem inúmeros sites para que você ofereça as suas aulas. Desde redes sociais a sites fraudulentos. É necessário buscar por uma plataforma que atenda as demandas de oferta dos autônomos.

Se você tiver conhecidos que atuam como professores particulares, é interessante conversar com eles para saber quais plataformas são utilizadas. 

O Trampa é ideal para quem quer oferecer serviços pontuais e por demanda. O empregador busca, através da nossa plataforma e pode encontrar você, profissional. Toda a contratação é feita pelo nosso aplicativo, sem burocracias. Você recebe pela quantidade de horas trabalhadas.

Vai ficar de fora? Baixe o aplicativo do Trampa, cadastre-se e torne-se um professor particular em tempo integral.