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5 Dicas para Contadores ampliarem a carteira de clientes

“Da mesma forma que, na contabilidade, para todo débito há um crédito equivalente, na vida, para todo fato que ocorre, existe uma outra perspectiva para analisá-lo”.

Magaiver Galvão

É um pouco desafiador aumentar a carteira de clientes. Você precisa pensar em estratégias para que mais pessoas confiem no seu trabalho e te contratem. 

Hoje, com a internet, o alcance tanto de conhecimento quanto de pessoas é maior. Você pode utilizar a tecnologia como ferramenta de trabalho, estudo e captação de clientes.

Mas não é só isso. Atrair e conquistar mais pessoas demanda tempo, estudo e conexões. Por isso, preparamos algumas dicas para que você, contador, possa aumentar a sua carteira de clientes.

1 – Estude o mercado

Primeiramente, é interessante identificar qual área você vai atuar. Se é alguma específica ou mais geral. A especialização é benéfica para quem quer conseguir clientes, pois você terá mais argumentos na hora de demonstrar seu trabalho. Em empresas, um especialista sempre vem a ser útil. 

A denominação de uma área ou especialização é importante para definir o público-alvo que você quer trabalhar. Focar em um tipo de perfil pode poupar o seu tempo.

Você também deve verificar como o mercado está em relação aos preços. É necessário se valorizar, mas, também, ter um preço competitivo. Faça uma análise dos seus custos e estabeleça seus honorários. 

2- Monte um plano de negócios

A partir das definições que fez, você pode montar um plano de negócios, que servirá para apresentar o seu serviço aos seus clientes. Inclua todas as informações possíveis de seus serviços. É importante não fazer com que o preço seja seu único diferencial no mercado.

Para facilitar o trabalho de demonstrar seus diferenciais, faça uma análise SWOT ou FOFA. Ela traça suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. É uma forma de entender a concorrência e moldar o seu serviço para que atenda as demandas do mercado que estão sem profissionais para isso.

3- Atualize os seus conhecimentos

O mercado contábil é dinâmico e evolui constantemente. Sendo assim, os profissionais da área precisam se atualizar periodicamente para não ficarem para trás. Como dito no tópico anterior, o preço não deve ser o seu maior diferencial.

Demonstrar que segue estudando e aperfeiçoando o seu serviço é uma ótima forma de dar credibilidade aos clientes. Mostrar que você está aberto a manter a qualidade com novas técnicas e conhecimento é um ponto positivo, que pode ser importante ao conquistar o cliente.

Isso pode favorecer o seu trabalho de outras maneiras. Existe um mercado de soluções para contadores. Consiste em otimizar o seu trabalho. Estar de olho nessas tendências pode facilitar os processos que você executa, enquanto entrega um serviço de qualidade para seu cliente.

4- Tenha uma networking

No mercado de trabalho, além de talento, é importante ter relacionamentos. Ter uma rede de contatos profissionais pode te auxiliar de diversas formas.

Primeiramente, trocas de experiência com pessoas que desempenham o mesmo que você pode fazer com que sua forma de trabalhar melhore. Através das conversas, você pode perceber que está perdendo tempo em determinada tarefa e otimizá-la.

Profissionais de especialidades diferentes podem se indicar para clientes. Uma vez que você demonstra competência para desempenhar o seu serviço, algum outro profissional da sua rede pode te recomendar para alguém. 

Ter contatos de fornecedores pode ser extremamente útil. Eles podem apresentar novas tendências para desenvolver melhor o seu trabalho.

Além disso, é interessante contar com apoio jurídico e administrativo. São áreas complementares a contabilidade, que podem ser necessárias durante algum serviço.

Ter parceiros auxilia muito em indicações, atualizações do conhecimento e tendências. Caso não saiba por onde começar, procure o CRC local.

5- Tenha presença na internet

A internet é uma ferramenta essencial atualmente. Além da praticidade de enviar documentos onlines, evitando amontoar inúmeros papéis, é um ótimo canal de comunicação entre cliente e contador.

Ter presença na internet não é apenas ter um perfil nas redes sociais. Você precisa criar  um conteúdo relevante constantemente. Isso faz com o que sua credibilidade aumente. As pessoas que te encontrarem vão acreditar que você é referência no assunto, aumentando as chances de virarem clientes.

Antigamente, se procurava algum profissional, quase exclusivamente, através de indicações. Hoje, as pessoas buscam por alguém que solucione o problema específico delas.

Portanto, oferecer um conteúdo gratuito e de qualidade é uma grande abertura para atrair mais clientes. As redes sociais são como grandes vitrines que apresentam uma amostra do seu serviço, sua postura etc.

Para assuntos mais sérios, você pode optar por uma linguagem mais formal pelo LinkedIn, por ser uma plataforma profissional. Já nas demais redes, uma boa estratégia é deixar o conteúdo mais didático. 

Além de tudo isso, você pode baixar o aplicativo da Trampa. No nosso app, empregadores buscam por colaboradores. Você pode encontrar novos clientes e receber por hora trabalhada. Sem burocracia, tudo pelo celular.

Baixe o aplicativo, cadastre-se e faça a contabilidade de quem precisa.