5 Dicas de Gestão para Bares e Restaurantes

“O segredo dos bons resultados de uma empresa está na eficiência da gestão”

Ocimar Lucato

Gerenciar um bar ou restaurante é, com certeza, um desafio. São muitos pontos que necessitam de atenção: fornecedores, produção, funcionários, serviço, clientes etc. Sem contar as diferentes tendências que aparecem no mercado e fazem com que muitos mudem seus cardápios ou formas de atendimento.

Por isso, a Trampa preparou esse material para que você possa se atentar na gestão de seu negócio 

1- Tenha um plano de negócio

Planejamento é essencial para que qualquer tipo de negócio obtenha sucesso. No caso de restaurantes e bares, os itens necessários para montar um plano de negócios incluem:

  • tipologia de restaurante/bar: você pode usar tipologia por produto ou a tipologia de Muller & Woods;
  • cardápio oferecido – inclua as fichas técnicas;
  • gastos fixos – fichas técnicas, aluguel, funcionários, água, luz, aluguel etc;
  • objetivos – projeção de investimentos, resultados financeiros.

Dependendo do seu negócio, é importante sondar mais questões relacionadas a ele. É interessante fazer uma análise SWOT e buscar por todas as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

2- Não tenha medo de inovar ou mudar

A mudança é movimento. Muitas vezes, é necessária para progredir. Você pode inovar no seu cardápio, na forma de atendimento, em muitas áreas do seu negócio. Clientes de restaurantes e bares gostam do tradicional, mas também se interessam em ter uma opção diferente para experimentarem.

Quem mexe com comidas e bebidas precisa estar atento às tendências da área. 

O mais importante dessa dica é fazer inovações sem perder sua essência. Você não precisa descaracterizar o seu negócio apenas para incluir uma opção que está na moda, por exemplo. 

3- Atualize seu cardápio 

Assim como incluir inovações, não é sustentável manter certos pratos ou drinks que não saem com tanta frequência. Por tratar de insumos perecíveis, o estabelecimento tem um gasto que acaba se tornando desnecessário.

Alguns pratos e bebidas necessitam de um pré preparo muito extenso e demorado. Se não está saindo bem, pode ser uma opção retirá-lo do cardápio ou realizar algumas alterações no processo.

Pontos a se atentar para uma alteração: feedback dos clientes, saída do prato ou bebida, disponibilidade de fornecedores – alguns ingredientes são difíceis de encontrar, então não coloque no cardápio aquilo que não pode oferecer -, tempo de produção.

Caso você retire ou inclua algo no seu cardápio, deixe claro ao cliente. Restaurantes e bares têm grande parte do sucesso pela experiência do cliente. Incluir uma frustração durante o período que o cliente está em seu estabelecimento, pode acabar com a experiência dele.

4- Determine os cargos

Em alguns restaurantes e bares é comum pedir para que funcionários atuem em cargos para os quais não foram contratados. O seu “pia” não pode virar um assistente de cozinha se não está sendo pago para isso. Assim como o seu bartender não foi contratado como garçom e não precisa levar os drinks até as mesas.

Exigir que alguém cumpra funções é contra a legislação e desmotiva muito sua equipe. Por mais que seja um horário de pico, a culpa não é do funcionário, mas sim da gestão. 

5- Automatize os processos de seu restaurante

Hoje, é possível automatizar desde a gestão do estoque até o controle de funcionários. Existem softwares e empresas especializadas nos mais diversos tipos de serviço que o seu estabelecimento pode precisar.

Nesta decisão, busque por empresas que ofereçam um suporte técnico ágil e de qualidade. Pense que podem ocorrer contratempos durante o período do serviço e tudo precisa ser resolvido sem que o cliente perceba ou seja afetado. 

Bônus: Trampa

A Trampa pode te ajudar a gerir o seu bar ou restaurante. Em nosso aplicativo, você pode encontrar mão de obra para momentos de um fluxo maior, como fins de semana. A contratação é feita pelo próprio aplicativo, de forma pontual, com o pagamento por horas trabalhadas.

Agora, estamos com uma novidade: suporte para Gestão. Você entra em contato conosco, nos fornece alguns dados do seu serviço e facilitamos tudo para o seu bar e restaurante. Analisamos nossos profissionais cadastrados que se encaixam na denominação do seu negócio, fazemos a contratação pontual por você de pessoas como garçons, hostess, assistentes para os períodos de maior movimento. 

Esse serviço inclui um benefício contábil. Freelas costumam receber o dinheiro assim que o trabalho acaba. Para muitos empreendedores, isso se torna uma bagunça no fluxo de caixa. É aí que a Trampa entra. Unificamos a questão de recibos e fluxo de caixa em uma nota de serviço oficial, que é válida contabilmente.

Se interessou? Baixe nosso aplicativo Trampa. Disponível para Android e iOS.