06 aplicativos para iniciar uma rotina mais saudável

O seu corpo é reflexo do seu estilo de vida

A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas procurassem melhorar suas saúdes através de exercícios e alimentação. Pela impossibilidade de sair de casa, por alguns meses, os aplicativos fitness bombaram. 

Com a virada de ano, muita gente colocou nas metas de ano novo “melhorar a alimentação”, “pegar firme na dieta”, “fazer exercícios regularmente”. Se você é uma dessas pessoas e quer utilizar a tecnologia para te ajudar, saiba quais os aplicativos que podem trazer motivação e direcionamento.

1- Strava

O Strava monitora as suas atividades, como corrida, pedalada, surf etc. É voltado para atividades ao ar livre. Você seleciona entre as diversas modalidades presentes e, através do GPS, ele mede a quilometragem e tempo do exercício.

O aplicativo interage com smartwatches. Também, é possível interagir com outros usuários. Há um espaço para que a comunidade troque experiências relacionadas a jornada fitness.

Este app foi escolha dos editores tanto da Play Store (Android) quanto da App Store (iOS). Segundo a Play Store, o aplicativo conta com mais de 10 milhões de downloads.

Muitas pessoas gostam do desempenho do app em monitorar atividades outdoor. Outro benefício relatado pelos usuários foi a interação entre eles. Uma comunidade ativa que dá dicas e se incentiva. 

2- MyFitnessPal

O MyFitnessPal funciona como uma ferramenta para auxiliar a alimentação correta. Ao baixá-lo, você responde algumas questões como: meta a respeito do corpo, nível de atividade, peso, altura etc. 

Isso tudo servirá para que o app faça um cálculo da sua Taxa Metabólica Basal. Ou seja, uma estimativa de quantas calorias que seu corpo necessita para que você consiga mantê-lo funcionando, ao mesmo tempo em que trabalha para seu  objetivo.

Muitas pessoas adeptas à dieta flexível são usuárias do MyFitnessPal. Isso se deve ao fato de ficar mais fácil de contar os macronutrientes consumidos durante o dia. Os macronutrientes são: Proteína, Gordura e Carboidrato. É importante, principalmente para quem está começando uma vida mais saudável, entender que todos são necessários e precisam ser consumidos em equilíbrio. Cada um tem seu papel no nosso corpo.

O app também interage com smartwatches, para que você faça um balanço entre atividades físicas e alimentação. É uma ferramenta extremamente útil para implementar em uma rotina fitness.

3- FatSecret

O FatSecret tem uma proposta semelhante ao MyFitnessPal. Ele faz a contagem de macronutrientes e calorias. É possível personalizar as suas metas de acordo com o seu corpo e rotina.

Caso não confie ou concorde com a calculadora de macronutrientes do app, você pode entrar no site TDEE Calculator e preencher seus dados. É uma ferramenta bem utilizada no meio fitness.

Em uma área do aplicativo, você tem acesso a uma espécie de rede social. Pessoas postam suas vitórias ou dificuldades de uma vida saudável, fotos de alimentos e receitas que experimentaram. É uma forma de ter uma rede de apoio, em que todos ali estão buscando por uma rotina mais saudável.

4- Runtastic/Running

O app Running, da Adidas, antes era conhecido como Runtastic. O nome e um pouco do visual mudaram, mas o objetivo segue como registrar as atividades físicas de cardio. Você pode usá-lo para monitorar corridas, caminhadas, yoga, entre muitos outros exercícios.

O aplicativo registra tempo de duração, distância, calorias gastas, para que você consiga atingir seus objetivos e sair do sedentarismo. A partir desses dados de monitoramento, o Running apresenta estatísticas de treino. Também dão a dica de observar a quilometragem para ficar atento à vida útil do seu tênis, a fim de evitar lesões.

A área para a comunidade de usuários do aplicativo serve bastante para motivação. Eles promovem desafios, competições saudáveis e você pode até formar um grupo de treinos.

O aplicativo faz integração com smartwatches e com outros aplicativos de vida saudável, para que você monitore de tudo. 

5- Queima Diária

O Queima Diária é uma plataforma que contém mais de 1100 vídeo aulas de uma enorme variedade de atividades físicas. No aplicativo, você encontra exercícios com foco em perda de peso, definição, aumento de flexibilidade, alívio de estresse, yoga, pilates, entre outras categorias. As aulas são desenvolvidas por profissionais da área da saúde, que contém experiência.

É uma ótima opção para quem quer fazer exercícios dentro de casa ou tem uma vida muito movimentada, que impossibilita ir a academias. As aulas podem ser feitas por pessoas com qualquer preparo físico. Mesmo as mais intensas, apresentam duas versões do mesmo exercício para que quem tenha alguma dificuldade consiga fazer.

6- Desafio 30 Dias para Fitness

É um aplicativo de bastante sucesso para quem procura uma vida mais saudável, por ser bem simples e prático. Ele divide os treinos em fácil, médio e difícil. São treinos rápidos, mas intensos. Você pode regular e aumentar a intensidade aos poucos.

Assim como o Queima Diária, é muito útil para quem não tem muito tempo para se dedicar a exercícios, mas quer praticar alguma atividade. Existem treinos específicos para diversas partes do corpo ou para o corpo inteiro, você decide em quê quer focar.

Bônus: App da Trampa

A Trampa pode possibilitar para que a sua jornada saudável tenha o acompanhamento de profissionais. Você pode postar a sua demanda, seja de nutricionista, personal trainer ou qualquer outro profissional dessa área, e encontrá-los.

O contato é feito inteiramente através do aplicativo, assim como a contratação. É rápido, fácil e sem burocracias.

Baixe o aplicativo da Trampa.